Agrion AgriSolutions
Agrion AgriSolutions
  • HOME
  • A EMPRESA
  • O PROJETO
  • O PRODUTO
  • Mídia
  • ESG
  • MANIFESTO ESG
  • Mais
    • HOME
    • A EMPRESA
    • O PROJETO
    • O PRODUTO
    • Mídia
    • ESG
    • MANIFESTO ESG
  • HOME
  • A EMPRESA
  • O PROJETO
  • O PRODUTO
  • Mídia
  • ESG
  • MANIFESTO ESG

MANIFESTO ESG

A sua responsabilidade é maior do que você percebe

Toda vez que consumimos algo nós tomamos uma decisão política.


Você pode escolher uma lâmpada de 75 W de força ou uma LED de 9 que gerará o mesmo efeito, só que por um custo ambiental muito menor.


Durante nossas vidas, tomamos decisões a todo momento que impactam o meio ambiente e o futuro da humanidade. Infelizmente as emissões de carbono são cumulativas e, a cada ano que passa, nos aproximamos rapidamente do limite, da insustentabilidade.


A população mundial vai atingir 9 bilhões entre 2030 e 2050, a classe média vai expandir de 2 bilhões de pessoas para 5 bilhões. Esse crescimento populacional e de riqueza, que aumenta o consumo e altera os hábitos, associado a velocidade com que estamos extraindo recursos naturais finitos (óleo, gás, carvão, minerais, etc) e a geração abundante de resíduos (80% do que geramos é descartado) formam os três principais fatores que contribuem para o aquecimento global.


A humanidade, e sua busca incessante por crescimento e prosperidade, tem aperfeiçoando há 150 anos o que pode ser chamado de economia linear. Neste tipo de economia, um material é extraído do solo, alguma coisa é feita a partir dele, este mesmo produto é utilizado, acaba se desgastando e é descartado. 


Como uma economia linear baseada amplamente em materiais finitos pode dar certo no longo prazo?


Olhe para a natureza! Neste aspecto, ela tem muito a nos ensinar. 


Milhões e milhões de anos de adaptações, de aperfeiçoamento de um ecossistema circular, em que tudo é reutilizado, a energia é renovável e nada é desperdiçado.


O que aconteceria se pudéssemos reinventar nossos ciclos de produção e consumo, em que todas as etapas do processo se conectam sem prejudicar o balanço vital da natureza e, ao mesmo tempo, sem prejudicar os resultados dos negócios?


Uma solução radical como esta, num planeta onde a população se acostumou a viver com muito mais do que o necessário, e sem se preocupar com o balanço entre conforto e meio ambiente seria muito difícil de acontecer. Apesar disso, com as pessoas cada vez mais conscientes das consequências que suas decisões têm, com a propagação da informação imediata e com a criatividade do ser humano, muito pode ser feito neste sentido.


Na agricultura, atividade essencial para a humanidade, esta mudança deve acontecer. O crescimento populacional e de riqueza, citado acima, demanda fortemente o aumento vigoroso da produção de alimentos. Ao mesmo tempo, não há espaço disponível, e além disso, água e os recursos naturais são finitos.


Nas últimas décadas, esta conta fechou pelo uso intensivo de produtos químicos e petroquímicos. A agricultura mundial conseguiu suprir a necessidade de alimentos da população, mas se tornou uma máquina poluidora agressiva.


Um bom exemplo de economia linear ocorre na indústria de fertilizantes. As fontes minerais, importantes para o crescimento das plantas, são extraídos do meio ambiente, processados e transformados em fertilizantes solúveis para as plantas. Estes então são aplicados, e boa parte é perdida e eliminada no processo. No Brasil, principalmente no Cerrado, que é considerado “a cesta de alimentos do mundo”, mais de 50% do fertilizante é perdido, isto é, não são absorvidos pelas plantas e contaminam águas, o solo e o ar.


Vejam, recursos naturais finitos como gás e rochas fosfáticas e potássicas naturais são extraídos do ambiente, transformados em fertilizantes, e mais de 50% é descartado. Essa conta não fecha, e ainda contribui fortemente para a destruição da vida natural e para o aquecimento global. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma área de mais de mais de 20.000 quilômetros quadrados de hipóxia no Golfo do México. Isso significa uma área do tamanho do Estado de Massachussets sem oxigênio, sem vida, principalmente pela contaminação dos rios por fertilizantes, que escoam pela bacia do Rio Mississipi até o Golfo do México.


Completando o processo, a atividade agrícola gera volumes exorbitantes de resíduos, que são descartados e não reaproveitados.



Experiência pessoal:


Há mais de 12 anos eu participo ativamente no segmento de fertilizantes sustentáveis. Nós enxergamos uma oportunidade de construir um negócio baseado em um tipo de economia circular, onde materiais descartados na agricultura poderiam ser reaproveitados, metabolizados, reciclados. Além disso, desenvolvemos um processo de produção que levava a um produto final com uma liberação dos nutrientes minerais de forma muito mais eficiente e sustentável. Ao longo dos anos, fomos aperfeiçoando o processo e os produtos, usando criatividade e inovação para torna-los mais eficientes e viáveis. Foram anos de estudos, desenvolvimentos, aprendizado e evoluções.


Um bom exemplo da economia circular gerada pela AGRION está no Ciclo Fechado com as usinas sucroalcooleiras.


Os resíduos orgânicos gerados nas plantações de cana e na indústria de moagem são reaproveitados pela AGRION. Estes passam por um tratamento biológico de descontaminação, são estabilizados e homogeneizados. Em seguida seguem para o processo produtivo onde há a adição de fertilizantes minerais. Pela forma que o produto é processado, e pelos benefícios da matéria orgânica reaproveitada, podemos reduzir até 50% o uso do fertilizante mineral, e ainda aumentar a produtividade agrícola. Portanto nosso produtos leva ao aumento da produção agrícola, ao mesmo tempo que reutiliza resíduos da agricultura, precisa de menos recursos naturais e reduz as perdas e consequentes contaminações de produtos químicos. 


A evolução não tem sido fácil, o mundo ainda reluta em acreditar no aquecimento global, e principalmente tomar medidas práticas, que muitas vezes irão alterar seus hábitos, para conter o avanço da destruição ambiental. Eu continuo acreditando, investindo e me dedicando a projetos que associem inovação, performance e redução dos impactos ambientais. 


Já passou da hora de mudarmos a nossa forma de agir, de pensar e de tomar nossas decisões. Muitos já mudaram, mas a maioria ainda não se conectou a essa realidade.


Lembre-se que toda vez que você compra ou consome um produto, está tomando uma decisão política que contribui para o nosso futuro coletivo, qual vai ser a sua decisão!?



Ernani K. Judice

ernani@agrioweb.com

Empreendedor com foco em projetos inovadores, sustentáveis e mais eficientes.

Área de mais de 20.000 quilômetros quadrados de hipoxia (ausência de oxigênio) no Golfo do México (E

Agrion AgriSolutions

www.agrionweb.com

Copyright © 2019 Agrion - All Rights Reserved.

Powered by GoDaddy Website Builder